João M. Fernandes

João M. Fernandes

"Este caminho tem coração? Se tem então é um bom caminho; se não tem de nada vale. Ambos os caminhos levam a lado nenhum, mas um tem coração e o outro não." - C.C.

DPC_4149O João M. Fernandes é um escritor, viajante, filósofo e nómada estético que vive na cidade do Porto, apesar de poder ser encontrado um pouco por todo o mundo a escrever em páginas de caderno amarelas.

Desde cedo que percebeu a sua apetência para a escrita, depois de aos 14 anos ter lido um livro de John Steinbeck e ter decidido que queria ser escritor. A razão? Porque sim, porque conseguia exprimir-se melhor a escrever do que de qualquer outra forma, porque encontrava uma beleza nas palavras difícil de absorver no dia-a-dia. Desde então começou a escrever todos os dias, a ler escritores tão díspares e distantes como Jack London, Ernest Hemingway, Jack Kerouac, Chuck Palahniuk, W. Somerset Maugham, Alan Watts, Charles Bukowski e George Orwell.

Com os livros passaram-se também os anos e por entre as aventuras de ser revolucionário estudantil, presidente da associação de estudantes e desistente de um mestrado “sem coração” começou a viajar sozinho tendo cruzado dois continentes de norte a sul e de este a oeste. Residente em Budapeste por alguns meses, visitante frequente em Sófia, Bucareste e Viena, foram muitos os quilómetros percorridos por algumas das piores estradas e caminhos-de-ferro da Europa que moldaram o seu pensamento e a sua escrita.

Pensador errático e curioso por natureza, interessa-se sobretudo por relações humanas, viagens, meditação energética, café, comida mexicana e em preparar o próximo livro, – há sempre mais um. Foi através destes seus interesses que conheceu algumas das pessoas mais interessantes da sociedade moderna, bem como passou por alguns dos locais e cidades mais fascinantes do planeta. Desde professores catedráticos a yogis, de libertinos sexuais a pensadores orientais, dos locais mais inóspitos do planeta até aos corações pulsantes do mundo.

Neste momento, depois de ter escrito o seu primeiro romance 10 Mil Milhas, publicado pela Chiado Editora, o João M. Fernandes pode ser encontrado em esplanadas, a passear o seu cão Terra Nova ou a especializar-se em geografia trivial, como é exemplo o seu jogo preferido: “Qual é a capital de…”

Gostavas de fazer uma pergunta ao João? Então clica aqui.

PS. Não te esqueças de seguir o João M. Fernandes no Facebook, só tens que pôr gosto na página oficial, clica no seguinte link: www.facebook.com/joaofernandesescritor